segunda-feira, 28 de junho de 2010

Xarabanda integra festival nos Açores - O Colectivo madeirense actua a 9 de Julho no 'MaiaFolk' na Ilha de Santa Maria


As tradições musicais da Madeira, interpretadas pelos Xarabanda, marcam presença no Festival MaiaFolk, uma iniciativa da Associação Amigos da Maia, que se irá realizar em Julho, na ilha de Santa Maria, nos Açores.
A actuação, do grupo madeirense, está confirmada para o dia 9 de Julho, como fez saber Rui Camacho, responsável pelo colectivo. 'O convite partiu da Associação Amigos da Maia, na Ilha de Santa Maria, porque viram-nos no You Tube e como gostaram do que viram entraram em contacto connosco'.
'Iremos actuar no dia 9 de Julho [sexta-feira], e o nosso concerto terá a duração de 1h30, sensivelmente', acrescentou.
Questionado sobre o repertório que será apresentado no 'MaiaFolk', o músico foi objectivo: 'Iremos interpretar, na nossa estreia na Ilha de Santa Maria, temas dos anteriores trabalhos'. E adiantou: 'Mas, também, vamos apresentar novas composições que estamos a preparar para o próximo disco [o quinto da nossa discografia], com edição prevista para 2011'.
Nesse ano, os Xarabanda, que inicialmente se chamaram Algozes, celebram três décadas de actividade na recolha, preservação e divulgação do património musical madeirense.
O programa ainda se encontra em preparação. Mas, Rui Camacho já destacou uma das linhas mestras das celebrações. 'Faremos um balanço da nossa actividade, no que respeita à intervenção cultural desenvolvida desde 1981 até à actualidade'. E concluiu. 'Mas, também iremos abordar os desafios que se nos apresentam no futuro, porque há ainda muito para fazer '.

Texto: José Salvador, in Diário de Notícias da Madeira, de Quinta, 18 de Março de 2010

Sem comentários: