segunda-feira, 28 de junho de 2010

Xarabanda no CD de músico canário - Dois temas da tradição musical Madeirense fazem parte do trabalho de Miguel Afonso


Miguel Afonso, para além de ser um dos mais importantes acordeonistas de Canárias, é também o responsável pelo Festival Folk de Canárias - Encuentro Atlântico de Las Culturas, um evento previsto para Outubro, em Moya, no norte da Ilha de Gran Canária, onde os sons da tradição madeirense, representados pelos Xarabanda, marcam presença pela primeira vez. Mas antes, em Julho, Miguel Afonso irá lançar o seu novo disco, onde participa o grupo.
'O trabalho inclui o 'Jogo de Roda' e o 'Brinco', um despique, mas que em Canárias é conhecido por coplas [ uma forma poética que serve de letra para canções populares], que os Xarabanda gravaram no Estúdio de Paulo Ferraz e onde irá colaborar Miguel Afonso, um grande defensor das raízes musicais nas Ilhas Atlânticas', fez saber Rui Camacho.
Questionado sobre como aconteceu este convite o músico foi objectivo. 'O Miguel Afonso teve conhecimento dos Xarabanda, através do My Space. E como encontrou características comuns nas tradições musicais de Canárias e da Madeira, convidou-nos para colaborar com essas duas músicas no seu próximo disco que será lançado no próximo mês de Julho, na Ilha de Gran Canária'.
Mas, a colaboração entre o colectivo madeirense e o músico canário não se ficará por aí. 'O Miguel Afonso, é um acordeonista contemporâneo e também está interessado em aproximar a Cultura Musical Tradicional entre os Arquipélagos da Madeira e Canárias'. E concretizou. 'O músico, que é o organizador do Festival Folk de Canárias, convidou o Xarabanda para participar no programa que decorre em Outubro, o que para nós representa uma estreia perante o público de Canárias'.
Miguel Afonso, por seu turno, foi aos 8 anos que descobriu o acordeão, devido à influência da mãe. E ao longo dos anos foi aprofundando os seus conhecimentos com o objectivo de dignificar o instrumento, que pelo facto de animar as festas populares era considerado como menor. Estudou com vários professores, mas nunca se 'esqueceu' dos velhos tocadores e das tradições musicais do povo canário.

Sem comentários: